Notícias

MAIS DE 6 MIL PESSOAS PRESTIGIARAM O III FESTIVAL DE BANDAS E FANFARRAS DE COTIA

07/04/2012 15:25

A Prefeitura de Cotia por meio da Secretaria de Cultura e Turismo promoveu no dia 1º de abril, o III Festival de Fanfarras e Bandas. Dando continuidade às festividades em comemoração aos 156 anos de Cotia, mais de mil músicos, autoridades e a população prestigiaram o evento realizado na Praça da Matriz, no dia 1º de abril.

O III festival iniciou com a execução do Hino Nacional e o Hino de Cotia cantado pela integrante do Coral Mulheres de Cotia Lau Raymundo, e regido pela Maestrina e Diretora de Cultura Maria Magaly de Oliveira Pereira, acompanhada da Banda da Guarda Civil de Cotia, regida pelo Maestro Rodrigo Sousa Santos.

Em seguida a dançarina e professora há 14 anos, Beatriz Capobiaco, iluminou o evento com apresentação de danças de improviso baseadas em inúmeros estilos de danças femininas.

A Diretora de Cultura Maria Magaly de Oliveira Pereira, deu início a abertura do evento, enfatizando que a linguagem musical é universal e por isso muito especial, pois uni povos de diferentes idiomas e costumes através da expressão musical, com a frase do pedagogo Kodaly encerrou “Se todos os povos falassem através da música não existiria violência e sim a paz”.

Momento esperado pelo público assíduo, que permaneceu desde o inicio às 10h até 16 horas. Contou com a participação de 11 corporações, um púbico aproximado de seis mil pessoas, que puderam apreciar as melodias, coreografias e desempenho executados pelas bandas e fanfarras presentes.

O Festival contou com a apresentação das Bandas da Guarda Municipal de Cotia;   Banda Municipal Musical de Embu das Artes; Banda de Tambores Roberto Amaury Galliera do Guarujá; Banda Marcial Municipal de Cesário Lange;   Banda Marcial Wilson Prestes Miramontes de Votorantin; Corporação Musical Rogério Levorin de Francisco Morato; BMB Percussão Barueri Marching Band; Banda Marcial EE Armando Gaban de Osasco; EMEF. José Maria Lisboa, Jardim Saúde – Ipiranga, São Paulo; Escola Estadual Professor Cid Boucault – Fancib do Brasil, Mogi das Cruzes e Banda de Tambores José da Costa Cubatão.

O evento teve apoio da KOI Automóveis, Alvo.com, New Space, Tenneco Automotives, Natura, Edson Gráfica Rápida, Dalton Arquitetura, D+ Distribuidora, Escola de Idiomas Fisk – Cotia entre outras.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Cotia

EDWIN BEENS SERÁ JURADO E MINISTRARÁ WORKSHOP DE COLOR GUARD NO CAMPEONATO SULAMERICANO

07/04/2012 15:14

Edwin Beens, nasceu em 27 de agosto de 1968 na Holanda, iniciou a sua carreira musical em bandas de marcha muito jovem. Ele começou como percussionista quando tinha 8 anos de idade no grupo infantil de uma drum corps que mais tarde se tornaria o grupo “Avalance” de Vlaardingen. No grupo principal, ele logo se tornou o drum major e o designer visual. Depois disso ele se juntou à equipe de uma das corporações da Holanda de maior sucesso da época, "Blue Wave" onde conquistou muitos prêmios visuais. No
inverno ele se juntou ao Art Development Winter Color Guard e conquistou o título holandês 3 vezes. Ele viajou para os EUA e se apresentou duas vezes no WGI Winter Guard International World Championship. Edwin também foi membro da equipe visual dos Kiwanis Kavaliers, de Kitchener (Canadá).
Após a sua carreira como membro e professor de bandas de marcha, Edwin começou a julgar em 1996 para muitas organizações holandesas como Drum Corps Holanda e Color Guard Holanda. Em 2000, Edwin tornou-se juiz do WGI - Winter Guard International e pouco tempo depois que se tornou juiz do DCI - Drum Corps International. Desde 2010,
Edwin também é jurado do DCE - Drum Corps Europa. Edwin foi jurado também por muitas organizações nos Países Baixos, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Itália, França, Dinamarca, África do Sul, Estados Unidos da América e da Malásia.
Edwin é o líder técnico e jurado da Color Guard Holanda desde 1998 e por causa de seu excelente trabalho foi incluído no Hall da Fama CGN em 2011.
Fora do mundo a das bandas, Edwin é o gerente de projeto do Ministério de Assuntos Interiores da Holanda e Assuntos do Reino.

 

Fonte: Wamsb Brasil

JIM FORDE SERÁ JURADO NO CAMPEONATO SULAMERICANO WAMSB 2012 EM ATIBAIA-SP

06/04/2012 14:24
C.J. (Jim) Forde
Jim Forde nasceu em Vancouver, BC e cresceu no Lower Mainland. Ele começou sua carreira musical na Surrey Schools Concert Band sob a direção de Don Murray. Em 1964 ingressou na Royal Canadian Navy e durante uma carreira de 30 anos no Canadian Forces Band Branch, Jim tocou tuba, um Drum Major, oficial de relações públicas, instrutor instrumental e oficial de treinamento na Escola de Música das Forças Armadas. Entre 1988 e 1993 foi Diretor de Música e Comandante da Banda Stadacona em Halifax NS.
De 1998 a 2006 Jim atuou como Diretor Geral da banda da Associação Canadenses de Bandas, a Banda Juventude Nacional do Canadá. Ele é um Ex-Presidente de ambas associações: Associação Canadense e Associações de Banda da Nova Escócia, onde atualmente é membro da Scotia Brass, Maestro Principal da Banda da Comunidade Sackville e Coordenador de Produção da Nova Scotia Real Internacional Tattoo. Em 2000,Jim recebeu o prêmio “Nova Scotia Music Educador’s "Musica Viva", em 2005 Life Membership na Associação Nova Escócia de Bandas e em 2007, do Prêmio Nacional de Bandas da Associação Canadense de Bandas.

 

Fonte: Wamsb Brasil

AL DICROCE SERÁ JURADO E MINISTRARÁ WORKSHOP DE DRILL NO CAMPEONATO SULAMERICANO WAMSB ATIBAIA 2012

05/04/2012 20:14
Al DiCroce é um arranjador musical internacionalmente conhecido, coordenador de programas, educador, consultor artístico, juiz e palestrante. Como motivação principal, Al tem uma extensa experiência na atividade musical e possui uma caracteristica única tentando ser um diferencial na vida das pessoas.
Sr.DiCroce recebeu seu BME no Hunter College, e concluiu o numerosos cursos em seu desenvolvimento professional, além de ministrar aulas de pós-graduação para promover o seu enriquecimento da educação. Suas experiências profissionais incluem trabalhar como conselheiro e consultor para os conselhos escolares, instituições de ensino e organizações internacionais de música, administrando e dirigindo um dos três níveis da organização de artes em Ontário, Canadá, trabalha também como diretor de programas musicais para uma um centro de entretenimento, além de trabalhar como jurados e palestrante em vários Festivais Internacionais de Música e Competições na Europa, Ásia, e em toda a América.
Como arranjador musical e coordenador, os programas trabalhaodos por Al têm divertido e entretido o público por mais de 30 anos, tendo ele conquistado vários prémios: (dez (10) Canadian National Championships, dez (10) Ontario Provincial Championships, Dois (2) DCA Championships, quatro (4) Campeonatos Holandeses, Dois (2 Campeonatos da Europa, um DCI Championship Open Class, além de inumeros finalistas do DCI, DCA e DCE e um número abundante de campeonatos de marching bands, medalhas e prêmios).
Abaixo são apenas alguns dos muitos grupos que executam e organizações profissionais que trabalharam com sua experiência:
The Bridgemen Drum & Bugle Corps Beatrix Drum & Bugle Corps
Garfield Cadets Drum & Bugle Corps Empire Statesmen Drum & Bugle Corps
Bushwacker’s Drum & Bugle Corps University of North Carolina
DutchBoy Drum & Bugle Corps University of Memphis
Tar- Heel Sun Drum & Bugle Corps Rutgers University
Blue Knights Drum & Bugle Corps WMC Kerkrade, NL (World Music Contest)
Kunsfactor, Netherlands MBE (Marching Bands of Europe)
Hoet-Taastrup Music School, Denmark
USSBA (United States Scholastic Band Association)
NYSFBC (New York State Field Band Conference)
WAMSB (World Association of Marching Show Bands)
LANDSGARDEFORENINGEN (Association of Danish Show Bands)
KLWMBC (Kuala Lumpur World Marching Band Competition)
IMSB (Italia Marching Show Bands)
Al também atuou como oficial e diretor em diversas organizações nacionais e internacionais, incluindo DCI (Drum Corps International), DCE (Drum Corps East), DCA (Drum Corps Associates) e o ODCA (Ontario Drum Corps Association).
Sr. DiCroce atualmente presta serviços primários e suplementares de design, ensino, consultoria e julgamento para tanto campeonatos nacionais quanto internacionais, universitários, organizações profissionais e empresas.

 

Fonte: Wamsb Brasil

KEITH BEARDEN SERÁ JURADO NO CAMPEONATO SULAMERICANO WAMSB ATIBAIA 2012

05/04/2012 20:05
Keith Bearden, Professor Emérito, se aposentou pela Texas Tech University, em maio de 2003, após 23 anos como Director do "Goin’ Band de Raiderland" e Diretor Associado de Bandas. Além disso, ele conduziu a University Symphonic Band, Court Jesters Basketball Band, tocou trompete no Faculty Brass
Quintet, dava aulas de regência /educação musical, e foi co-diretor da Texas Tech Summer Music Camps.
Durante seu mandato na Texas Tech University, ele foi homenageado como "Membro do Corpo Docente Outstanding" e em 1999 seu "Goin’ Band de Raiderland" era destinatário de mais alta
condecoração do país para as bandas de marcha colegiais, o Troféu Sudler, premiado pela John Philip Sousa Fundation.
Outros títulos incluem "Distinguished Service to Music Medal" - Kappa Kappa Psi’s, o departamento da Texas Tech como "Professor de Excelência" , o Prêmio Lubbock Independent School District de Serviço Meritório, e o Texas Tech Alumni Association "Distinguished Service Award". Em 2004 ele foi homenageado com a Texas Tech School of Music com o "Prêmio Alumnae Distingueshed", e o Texas Bandmasters "Lifetime Achievement Award“.
Antes de sua nomeação na Texas Tech, ele lecionou durante seis anos com sucesso em escolas públicas nos destritos de Jayton, Albany, e Lubbock (Monterey HS). Suas bandas foram vencedoras consistentes em campeonatos de marching, concert e jazz band alcançando níveis estaduais e nacional. Ele passou quatro anos na Banda da Academia da Força Aérea Americana e Ensemble Falconaires Jazz, tocando trompete.
O Professor Bearden ainda é muito ativo nos níveis estadual, nacional e internacional. Ele é jurado de concert/jazz bands para o Festival Disney, em Orlando, e é membro do júri de avaliação da WAMSB -
Associação Mundial de Marching Show Bands. No ultimo ano (2011) julgou o Campeonato Mundial,
em Kuala Lumpur, na Malásia. Próximos eventos de julgamento com WAMSB incluirão Brasil e Canadá.
Ele é membro do conselho da Fundação John Philip Sousa e atualmente atua em três comissões de seleção da Sousa/Sudler. Ele é membro da diretoria do Internacional Beta Fraternidade Mu Phi Bandmasters e é presidente da comissão. Ele é ex-
presidente da Associação do Texas de Jurados Musicais, e ex-presidente do Texas 'Alpha Phi de Mu Beta. Sua esposa, June, é diretora da escola de ensino médio no Frenship School District.

 

Fonte: Wamsb Brasil

JOHN PHILLIPS SERÁ JURADO E MINISTRARÁ WORKSHOP DE INSTRUMENTOS DE SOPRO NO CAMPEONATO SULAMERICANO

05/04/2012 20:02
John Phillips é muito procurado por ser um especialista em educação musical para marching band. Ele é membro da Conferência Nacional dos Educadores Musicais (MenC) Blue Ribbon Panel, com ótimos padrões musicais. Ele é presidente da MENC - Academia de Música de Marcha em Washington, e continua nessa função, sob o patrocínio de Drum Corps International. Ele recebeu o prêmio de 2010 MENC de Excelência em Educação Musical de Marcha.
Ele é um jurado e palestrante para a BOA – Bands of America, e atua como Administrador de Jurados do DCI - Drum Corps International. Ele tem julgado repertório de marching bands e
drum corps em eventos musicais para as organizações em todo o mundo, incluindo a WAMSB - Associação Mundial de Marching Show Bands.
John Phillips ministra aulas de regência para o curso de graduação e de educação musical para os cursos de pós-graduação na Universidade de Western Ontario. Nos últimos três anos, ele foi responsável pela revisão e implementação do currículo das Artes do Ministério da Educação para a província de Ontario.
John contribuiu com artigos para diversos periódicos acadêmicos, e mais recentemente fez
uma análise de composição para o volume oito da aclamada série de “Performance in Band”, publicado pelo editor GIA. Ele é editor da Associação de Educadores Teaching Music Through Musicais de Ontario – Canadá, a revista The Recorder.
John Phillips será Jurado e ministrará Workshop de Instrumentos de Sopro no Campeonato Sulamericano.

Fonte: Wamsb Brasil

ROBERT EKLUND SERÁ O SUPERVISOR DE JURADOS DO CAMPEONATO SULAMERICANO WAMSB 2012

05/04/2012 19:29
Robert Eklund é o Presidente da WAMSB Internacional - Associação Mundial de Marching Show Bands. Ele é um árbitro reconhecido internacionalmente e em 2012 ele foi introduzido no Hall da Fama do "Phi Beta Mu International Band Masters Fraternity”. A maior premiação concedida a um membro da
fraternidade. Em 74 anos de história da “Phi Mu Beta”, apenas seis membros receberam este reconhecimento.
Ele é um membro permanente do júri do "Sudler Shield", competição tradicional de
bandas nos Estados Unidos da América e por duas vezes membro de júri do Kerkrade World Music Contest, na Holanda.
Um receptor da "Legion of Honor Award" da John Phillip Sousa Fundation e premiado pela Band World’s Prestigious "Prêmio Phoenix" como um dos
dez melhores diretores de banda da América do Norte em Educação Musical.
Ele foi premiado pela Associação Canadense de Bandas com o "International
Award " sendo escolhido como a melhor pessoa que representa os ideais de sua
associação ao redor do mundo.
Sr. Eklund é um membro vitalício da Associação Nacional de Banda do Canada, um membro vitalício da Associação Mundial de Bandas Sinfônicas e Conjuntos do Canadá, Ex-Presidente da Associação Canadense de Bandas e duas vezes Presidente da North American Band Director Cordinating Council.

 

Fonte: Wamsb Brasil

MAIS DE QUATRO MIL PESSOAS PRESTIGIAM A 1ª ETAPA DO CIRCUITO MS DE BANDAS E FANFARRAS

05/04/2012 10:38

               Campo Grande (MS) – No último sábado (31/03) o município de Ribas do Rio Pardo recebeu a 1ª. Etapa dando inicio ao 6º Circuito Sul-mato-grossense de Bandas e Fanfarras, promovido pelo governo do Estado por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com a Prefeitura Municipal e Federação de Bandas e Fanfarras de MS. O evento mobilizou a participação de mais de 4000 pessoas. Cerca de 900 músicos, coreógrafos, regentes e pessoal de apoio abrilhantaram o espetáculo com atrações que demonstraram os mais variados repertórios musicais.
                Marchas, músicas regionais, peças eruditas e sucessos do momento fizeram o público presente vibrar. As performances das balizas, balizadores, corpos coreográficos e linha de frente, mostraram a evolução das Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul. Em mais de três  horas de espetáculo as Bandas e Fanfarras participantes, inauguraram em grande estilo a edição 2012 do Circuito Sul-mato-grossense.  A iniciativa contou com a presença de doze corporações musicais representando os municípios de Aparecida do Taboado, Cassilandia, Campo Grande, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Rio Negro, Selvíria, Ribas do Rio Pardo.  
             “O circuito de Bandas e Fanfarras tem estimulado a juventude a participar de corporações musicais onde eles têm a oportunidade de aprimorar sua convivência social, disciplina, auto-estima e conhecimento sobre a arte e cultura brasileira. As Corporações Musicais promovem a inclusão social de forma harmoniosa e sempre surpreendem os apreciadores da música instrumental, apresentando um repertório eclético e proporcionando lazer e entretenimento cultural a toda a população de nosso Estado”, destacou Edilson Aspet, gerente do Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS) da Fundação de Cultura de Mato grosso do Sul.
             Outros seis municípios receberão uma etapa do 6º. Circuito que irá acontecer entre os meses de abril e setembro.
 
Fonte: Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul

ESCOLAS ESTADUAIS SÃO CAMPEÃS NO 4º CONCURSO REGIONAL DE BANDAS E FANFARRAS EM UNIÃO DOS PALMARES-AL

05/04/2012 10:21

Escolas Estaduais são campeãs no 4º Concurso Regional de Bandas e Fanfarras em União dos Palmares, Alagoas.

Realizado no domingo, dia 18, o quarto concurso de Bandas e Fanfarras de União dos Palmares recebeu um público recorde de palmarinos e visitantes que vieram assistir o maior encontro de bandas e fanfarras do interior do Estado de Alagoas. As arquibancadas estavam lotadas. As laterais e as escadas da Praça Basiliano Sarmento superlotadas de pessoas assistindo, aplaudindo as bandas, que deram verdadeiro show de beleza, ritmo, coreografia, música, simpatia e disciplina.
O evento é uma criação e organização do professor e radialista Nicanor Filho, presidente da Ong Folhas da Esperança. O evento realizado pela prefeitura de União dos Palmares, na gestão do prefeito Areski Freitas através da Secretaria Municipal de Cultura. O palco grande com divisória, abrigou de um lado, o prefeito e demais autoridades e do outro lado, a comissão julgadora , que foi formada por músicos do município.

A banda da Escola Estadual Heróis da Restauração, do Recife, foi campeã, na categoria Fanfarras Simples, do 4º Concurso Regional de Bandas e Fanfarras de União dos Palmares. O evento realizado no município de União dos Palmares, interior de Alagoas, reuniu corporações de Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Bahia e Alagoas no último domingo (18), na Praça Matriz da cidade.

Além da Heróis da Restauração, a banda do Ginásio Pernambucano também obteve uma boa colocação, já que na categoria Musical/Marcial, ficou com o segundo lugar. Cada instituição de ensino levou 50 pessoas para a apresentação e a Secretaria de Educação apoiou a viagem para que 13 professores da rede integrassem a comissão julgadora. Participou também do concurso a Banda Trovão Azul, da Escola Coronel José Abílio, de Bom Conselho.

Para o coordenador de Bandas e Fanfarras da Secretaria de Educação, Waldenilson Cunha, o bom rendimento é na verdade fruto de um trabalho intensivo. “Tudo que estamos conseguindo demonstra a qualidade técnica de nossas corporações, além do trabalho de conscientização para que a música esteja presente nas escolas o ano inteiro, e não apenas no mês de setembro, como é convencional. Um concurso em março mostra isso”, diz.

Segundo Cunha, os ganhos aparecem a partir do momento que há valorização do trabalho. “A SE está profissionalizando os maestros das bandas, com um curso técnico para Regência de Bandas e Fanfarras, oferecido no Conservatório Pernambucano de Música. Também temos proporcionado novos instrumentos e fardas para as corporações. São iniciativas que já vem sendo copiadas por outros estados, porque tem dado certo”, explica.

A competição, que trabalhou duas categorias (Fanfarra Simples e Musical/Marcial), premiou as bandas campeãs com computadores e impressoras, já as segundas e terceiras colocadas receberam computadores.

 

Fonte: ABAFARE

AFABAN BUSCA APOIO POLÍTICO PARA CUBATÃO SE TORNAR A CAPITAL DAS BANDAS E FANFARRAS

05/04/2012 10:11

A AFABAN (Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista) em breve tomará novo fôlego. O apoio será do Deputado Estadual, Campos Machado (PTB), que em reunião com o presidente da entidade, Luiz Carlos Araújo, se prontificou a buscar apoio aos eventos promovidos em todo o Litoral Paulista.

O encontro com o Deputado, que aconteceu recentemente na Capital, foi intermediado pela presidente do PTB de São Vicente, Cidinha Oliveira. “Tenho exemplos de músicos na minha família e quando conheci o trabalho feito pela Associação decidi apoiar, pois sei o quanto é difícil uma entidade conseguir se manter realizando um trabalho tão importante como eles fazem com os jovens da nossa Região. Por isso procurei o Deputado Campos Machado, pois sei o quanto ele também defende trabalhos sociais como este. Prontamente ele nos recebeu e colocou sua equipe a disposição para auxiliar a Associação”, esclareceu Cidinha.

Em outubro do ano passado a Revista Veja e o Jornal Estado de S.P. publicaram o apoio dado pelo Deputado Campos Machado, na Assembléia Legislativa, ao projeto de 2006 de autoria do então deputado Marcelo Bueno, que concede o título de “Capital das Bandas”, para Cubatão.  “Senhor presidente, sou amplamente favorável à aprovação desse projeto. Cubatão é uma cidade de trabalhadores, progressista e que quer se transformar na capital de bandas e fanfarras. Por falar em banda, vou tomar o trem da saudade. Vou viajar até a minha pequena Cerqueira César, encravada na Média Sorocabana” – Publicado pela Revista Veja.

Na gestão da atual prefeita de Cubatão, Márcia Rosa de Mendonça Silva (PT) a entidade não conseguiu nenhum apoio para suas atividades. Apesar da prefeita, na época entusiasmada com a possibilidade de produzir eventos direcionados aos jovens das bandas e fanfarras da Cidade, chegar a solicitar a então Secretária de Cultura, Marilda Canelas, que desse total atenção para as solicitações, nada foi feito. 

Para Luiz Carlos o apoio do Deputado é de extrema importância para a Associação. “Vivemos momentos de expectativa em que este título pode vir ou não para nossa Cidade. Temos história a contar quando o assunto é trabalho com bandas e fanfarras. Nossa entidade já fez inúmeros eventos não apenas em Cubatão, mas em toda a Baixada Santista, que comprovaram o grande número de jovens que participam. Precisamos de políticos que nos apóiem nessa luta que não é somente de Cubatão, mas de toda a Baixada Santista. Receber o título de Capital das Bandas é sinônimo de responsabilidade com o trabalho sócio-educativo que realizamos com tantos adolescentes. Por isso, termos um apoio como este é de extrema importância para todos da AFABAN e que nós só temos a agradecer”, declarou.

A expectativa do atual presidente da AFABAN é que através do Deputado Campos Machado a entidade consiga aprovação para se tornar de utilidade pública estadual, o que irá facilitar a realização de ações a nível Estadual. “O Deputado cogitou até a possibilidade de nos levar para falar com o Governador Geraldo Alckmin, na tentativa de sensibilizá-lo com relação aos trabalhos desenvolvidos pelas bandas e fanfarras do Estado de São Paulo. Isso já representa o respeito que o Deputado demonstrou com o nosso trabalho”, finaliza.

 

Fonte: AFABAN

<< 2 | 3 | 4 | 5 | 6 >>