ESCOLAS ESTADUAIS SÃO CAMPEÃS NO 4º CONCURSO REGIONAL DE BANDAS E FANFARRAS EM UNIÃO DOS PALMARES-AL

05/04/2012 10:21

Escolas Estaduais são campeãs no 4º Concurso Regional de Bandas e Fanfarras em União dos Palmares, Alagoas.

Realizado no domingo, dia 18, o quarto concurso de Bandas e Fanfarras de União dos Palmares recebeu um público recorde de palmarinos e visitantes que vieram assistir o maior encontro de bandas e fanfarras do interior do Estado de Alagoas. As arquibancadas estavam lotadas. As laterais e as escadas da Praça Basiliano Sarmento superlotadas de pessoas assistindo, aplaudindo as bandas, que deram verdadeiro show de beleza, ritmo, coreografia, música, simpatia e disciplina.
O evento é uma criação e organização do professor e radialista Nicanor Filho, presidente da Ong Folhas da Esperança. O evento realizado pela prefeitura de União dos Palmares, na gestão do prefeito Areski Freitas através da Secretaria Municipal de Cultura. O palco grande com divisória, abrigou de um lado, o prefeito e demais autoridades e do outro lado, a comissão julgadora , que foi formada por músicos do município.

A banda da Escola Estadual Heróis da Restauração, do Recife, foi campeã, na categoria Fanfarras Simples, do 4º Concurso Regional de Bandas e Fanfarras de União dos Palmares. O evento realizado no município de União dos Palmares, interior de Alagoas, reuniu corporações de Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Bahia e Alagoas no último domingo (18), na Praça Matriz da cidade.

Além da Heróis da Restauração, a banda do Ginásio Pernambucano também obteve uma boa colocação, já que na categoria Musical/Marcial, ficou com o segundo lugar. Cada instituição de ensino levou 50 pessoas para a apresentação e a Secretaria de Educação apoiou a viagem para que 13 professores da rede integrassem a comissão julgadora. Participou também do concurso a Banda Trovão Azul, da Escola Coronel José Abílio, de Bom Conselho.

Para o coordenador de Bandas e Fanfarras da Secretaria de Educação, Waldenilson Cunha, o bom rendimento é na verdade fruto de um trabalho intensivo. “Tudo que estamos conseguindo demonstra a qualidade técnica de nossas corporações, além do trabalho de conscientização para que a música esteja presente nas escolas o ano inteiro, e não apenas no mês de setembro, como é convencional. Um concurso em março mostra isso”, diz.

Segundo Cunha, os ganhos aparecem a partir do momento que há valorização do trabalho. “A SE está profissionalizando os maestros das bandas, com um curso técnico para Regência de Bandas e Fanfarras, oferecido no Conservatório Pernambucano de Música. Também temos proporcionado novos instrumentos e fardas para as corporações. São iniciativas que já vem sendo copiadas por outros estados, porque tem dado certo”, explica.

A competição, que trabalhou duas categorias (Fanfarra Simples e Musical/Marcial), premiou as bandas campeãs com computadores e impressoras, já as segundas e terceiras colocadas receberam computadores.

 

Fonte: ABAFARE