Notícias
MAIS DE 6 MIL PESSOAS PRESTIGIARAM O III FESTIVAL DE BANDAS E FANFARRAS DE COTIA
07/04/2012 15:25
A Prefeitura de Cotia por meio da Secretaria de Cultura e Turismo promoveu no dia 1º de abril, o III Festival de Fanfarras e Bandas. Dando continuidade às festividades em comemoração aos 156 anos de Cotia, mais de mil músicos, autoridades e a população prestigiaram o evento realizado na Praça da Matriz, no dia 1º de abril.
O III festival iniciou com a execução do Hino Nacional e o Hino de Cotia cantado pela integrante do Coral Mulheres de Cotia Lau Raymundo, e regido pela Maestrina e Diretora de Cultura Maria Magaly de Oliveira Pereira, acompanhada da Banda da Guarda Civil de Cotia, regida pelo Maestro Rodrigo Sousa Santos.
Em seguida a dançarina e professora há 14 anos, Beatriz Capobiaco, iluminou o evento com apresentação de danças de improviso baseadas em inúmeros estilos de danças femininas.
A Diretora de Cultura Maria Magaly de Oliveira Pereira, deu início a abertura do evento, enfatizando que a linguagem musical é universal e por isso muito especial, pois uni povos de diferentes idiomas e costumes através da expressão musical, com a frase do pedagogo Kodaly encerrou “Se todos os povos falassem através da música não existiria violência e sim a paz”.
Momento esperado pelo público assíduo, que permaneceu desde o inicio às 10h até 16 horas. Contou com a participação de 11 corporações, um púbico aproximado de seis mil pessoas, que puderam apreciar as melodias, coreografias e desempenho executados pelas bandas e fanfarras presentes.
O Festival contou com a apresentação das Bandas da Guarda Municipal de Cotia; Banda Municipal Musical de Embu das Artes; Banda de Tambores Roberto Amaury Galliera do Guarujá; Banda Marcial Municipal de Cesário Lange; Banda Marcial Wilson Prestes Miramontes de Votorantin; Corporação Musical Rogério Levorin de Francisco Morato; BMB Percussão Barueri Marching Band; Banda Marcial EE Armando Gaban de Osasco; EMEF. José Maria Lisboa, Jardim Saúde – Ipiranga, São Paulo; Escola Estadual Professor Cid Boucault – Fancib do Brasil, Mogi das Cruzes e Banda de Tambores José da Costa Cubatão.
O evento teve apoio da KOI Automóveis, Alvo.com, New Space, Tenneco Automotives, Natura, Edson Gráfica Rápida, Dalton Arquitetura, D+ Distribuidora, Escola de Idiomas Fisk – Cotia entre outras.
Fonte: Prefeitura Municipal de Cotia
EDWIN BEENS SERÁ JURADO E MINISTRARÁ WORKSHOP DE COLOR GUARD NO CAMPEONATO SULAMERICANO
07/04/2012 15:14
Edwin Beens, nasceu em 27 de agosto de 1968 na Holanda, iniciou a sua carreira musical em bandas de marcha muito jovem. Ele começou como percussionista quando tinha 8 anos de idade no grupo infantil de uma drum corps que mais tarde se tornaria o grupo “Avalance” de Vlaardingen. No grupo principal, ele logo se tornou o drum major e o designer visual. Depois disso ele se juntou à equipe de uma das corporações da Holanda de maior sucesso da época, "Blue Wave" onde conquistou muitos prêmios visuais. No
inverno ele se juntou ao Art Development Winter Color Guard e conquistou o título holandês 3 vezes. Ele viajou para os EUA e se apresentou duas vezes no WGI Winter Guard International World Championship. Edwin também foi membro da equipe visual dos Kiwanis Kavaliers, de Kitchener (Canadá).
Após a sua carreira como membro e professor de bandas de marcha, Edwin começou a julgar em 1996 para muitas organizações holandesas como Drum Corps Holanda e Color Guard Holanda. Em 2000, Edwin tornou-se juiz do WGI - Winter Guard International e pouco tempo depois que se tornou juiz do DCI - Drum Corps International. Desde 2010,
Edwin também é jurado do DCE - Drum Corps Europa. Edwin foi jurado também por muitas organizações nos Países Baixos, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Itália, França, Dinamarca, África do Sul, Estados Unidos da América e da Malásia.
Edwin é o líder técnico e jurado da Color Guard Holanda desde 1998 e por causa de seu excelente trabalho foi incluído no Hall da Fama CGN em 2011.
Fora do mundo a das bandas, Edwin é o gerente de projeto do Ministério de Assuntos Interiores da Holanda e Assuntos do Reino.
JIM FORDE SERÁ JURADO NO CAMPEONATO SULAMERICANO WAMSB 2012 EM ATIBAIA-SP
06/04/2012 14:24
Fonte: Wamsb Brasil
AL DICROCE SERÁ JURADO E MINISTRARÁ WORKSHOP DE DRILL NO CAMPEONATO SULAMERICANO WAMSB ATIBAIA 2012
05/04/2012 20:14
Fonte: Wamsb Brasil
JOHN PHILLIPS SERÁ JURADO E MINISTRARÁ WORKSHOP DE INSTRUMENTOS DE SOPRO NO CAMPEONATO SULAMERICANO
05/04/2012 20:02Fonte: Wamsb Brasil
MAIS DE QUATRO MIL PESSOAS PRESTIGIAM A 1ª ETAPA DO CIRCUITO MS DE BANDAS E FANFARRAS
05/04/2012 10:38
ESCOLAS ESTADUAIS SÃO CAMPEÃS NO 4º CONCURSO REGIONAL DE BANDAS E FANFARRAS EM UNIÃO DOS PALMARES-AL
05/04/2012 10:21Escolas Estaduais são campeãs no 4º Concurso Regional de Bandas e Fanfarras em União dos Palmares, Alagoas.
Realizado no domingo, dia 18, o quarto concurso de Bandas e Fanfarras de União dos Palmares recebeu um público recorde de palmarinos e visitantes que vieram assistir o maior encontro de bandas e fanfarras do interior do Estado de Alagoas. As arquibancadas estavam lotadas. As laterais e as escadas da Praça Basiliano Sarmento superlotadas de pessoas assistindo, aplaudindo as bandas, que deram verdadeiro show de beleza, ritmo, coreografia, música, simpatia e disciplina.
O evento é uma criação e organização do professor e radialista Nicanor Filho, presidente da Ong Folhas da Esperança. O evento realizado pela prefeitura de União dos Palmares, na gestão do prefeito Areski Freitas através da Secretaria Municipal de Cultura. O palco grande com divisória, abrigou de um lado, o prefeito e demais autoridades e do outro lado, a comissão julgadora , que foi formada por músicos do município.
A banda da Escola Estadual Heróis da Restauração, do Recife, foi campeã, na categoria Fanfarras Simples, do 4º Concurso Regional de Bandas e Fanfarras de União dos Palmares. O evento realizado no município de União dos Palmares, interior de Alagoas, reuniu corporações de Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Bahia e Alagoas no último domingo (18), na Praça Matriz da cidade.
Além da Heróis da Restauração, a banda do Ginásio Pernambucano também obteve uma boa colocação, já que na categoria Musical/Marcial, ficou com o segundo lugar. Cada instituição de ensino levou 50 pessoas para a apresentação e a Secretaria de Educação apoiou a viagem para que 13 professores da rede integrassem a comissão julgadora. Participou também do concurso a Banda Trovão Azul, da Escola Coronel José Abílio, de Bom Conselho.
Para o coordenador de Bandas e Fanfarras da Secretaria de Educação, Waldenilson Cunha, o bom rendimento é na verdade fruto de um trabalho intensivo. “Tudo que estamos conseguindo demonstra a qualidade técnica de nossas corporações, além do trabalho de conscientização para que a música esteja presente nas escolas o ano inteiro, e não apenas no mês de setembro, como é convencional. Um concurso em março mostra isso”, diz.
Segundo Cunha, os ganhos aparecem a partir do momento que há valorização do trabalho. “A SE está profissionalizando os maestros das bandas, com um curso técnico para Regência de Bandas e Fanfarras, oferecido no Conservatório Pernambucano de Música. Também temos proporcionado novos instrumentos e fardas para as corporações. São iniciativas que já vem sendo copiadas por outros estados, porque tem dado certo”, explica.
A competição, que trabalhou duas categorias (Fanfarra Simples e Musical/Marcial), premiou as bandas campeãs com computadores e impressoras, já as segundas e terceiras colocadas receberam computadores.
Fonte: ABAFARE
AFABAN BUSCA APOIO POLÍTICO PARA CUBATÃO SE TORNAR A CAPITAL DAS BANDAS E FANFARRAS
05/04/2012 10:11
A AFABAN (Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista) em breve tomará novo fôlego. O apoio será do Deputado Estadual, Campos Machado (PTB), que em reunião com o presidente da entidade, Luiz Carlos Araújo, se prontificou a buscar apoio aos eventos promovidos em todo o Litoral Paulista.
O encontro com o Deputado, que aconteceu recentemente na Capital, foi intermediado pela presidente do PTB de São Vicente, Cidinha Oliveira. “Tenho exemplos de músicos na minha família e quando conheci o trabalho feito pela Associação decidi apoiar, pois sei o quanto é difícil uma entidade conseguir se manter realizando um trabalho tão importante como eles fazem com os jovens da nossa Região. Por isso procurei o Deputado Campos Machado, pois sei o quanto ele também defende trabalhos sociais como este. Prontamente ele nos recebeu e colocou sua equipe a disposição para auxiliar a Associação”, esclareceu Cidinha.
Em outubro do ano passado a Revista Veja e o Jornal Estado de S.P. publicaram o apoio dado pelo Deputado Campos Machado, na Assembléia Legislativa, ao projeto de 2006 de autoria do então deputado Marcelo Bueno, que concede o título de “Capital das Bandas”, para Cubatão. “Senhor presidente, sou amplamente favorável à aprovação desse projeto. Cubatão é uma cidade de trabalhadores, progressista e que quer se transformar na capital de bandas e fanfarras. Por falar em banda, vou tomar o trem da saudade. Vou viajar até a minha pequena Cerqueira César, encravada na Média Sorocabana” – Publicado pela Revista Veja.
Na gestão da atual prefeita de Cubatão, Márcia Rosa de Mendonça Silva (PT) a entidade não conseguiu nenhum apoio para suas atividades. Apesar da prefeita, na época entusiasmada com a possibilidade de produzir eventos direcionados aos jovens das bandas e fanfarras da Cidade, chegar a solicitar a então Secretária de Cultura, Marilda Canelas, que desse total atenção para as solicitações, nada foi feito.
Para Luiz Carlos o apoio do Deputado é de extrema importância para a Associação. “Vivemos momentos de expectativa em que este título pode vir ou não para nossa Cidade. Temos história a contar quando o assunto é trabalho com bandas e fanfarras. Nossa entidade já fez inúmeros eventos não apenas em Cubatão, mas em toda a Baixada Santista, que comprovaram o grande número de jovens que participam. Precisamos de políticos que nos apóiem nessa luta que não é somente de Cubatão, mas de toda a Baixada Santista. Receber o título de Capital das Bandas é sinônimo de responsabilidade com o trabalho sócio-educativo que realizamos com tantos adolescentes. Por isso, termos um apoio como este é de extrema importância para todos da AFABAN e que nós só temos a agradecer”, declarou.
A expectativa do atual presidente da AFABAN é que através do Deputado Campos Machado a entidade consiga aprovação para se tornar de utilidade pública estadual, o que irá facilitar a realização de ações a nível Estadual. “O Deputado cogitou até a possibilidade de nos levar para falar com o Governador Geraldo Alckmin, na tentativa de sensibilizá-lo com relação aos trabalhos desenvolvidos pelas bandas e fanfarras do Estado de São Paulo. Isso já representa o respeito que o Deputado demonstrou com o nosso trabalho”, finaliza.
Fonte: AFABAN