SUCESSO TOTAL NA 5ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE BANDAS E FANFARRAS DE NOVA ANDRADINA

01/05/2012 20:57

O 5º Festival de Bandas e Fanfarras de Nova Andradina reuniu neste ano 21 bandas e fanfarras dos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, em mais uma grande festa para a população, em comemoração pelos 53 anos de instalação do município de Nova Andradina. Mesmo com o mau tempo, a população compareceu na Avenida Moura Andrade para acompanhar as apresentações, que mais uma vez empolgaram e emocionaram o público presente.
       Estiveram presentes o prefeito Gilberto Garcia, a primeira-dama Joana D’Arc Bono Garcia, deputada estadual Dione Hashioka, vice-prefeito Raulino Baronceli, secretários municipais Nair Lorencini Russo (Educação, Cultura e Esportes), Tito José (Saúde), Roberto Ginel (Serviços Públicos), Jozeli Chulli (Políticas para a Mulher), Júlio César Castro Marques (Infraestrutura), Eliane Felix (Cidadania e Assistência Social), Umberto Canesque Filho (Administração), gerente regional da Sanesul, Massatoshi Azuma, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Flávio Katumi, vereadores Adriano Palopoli, Zé Bugre, Glauco Lourenço, Maria Eugênia Bruno Andreassi e Sandro Hoici, diretores das escolas do município, pároco de Nova Andradina, padre Ângelo Gaia, secretária de Educação de Bataguassu, Maria Aparecida Buzinaro Meira, representando o prefeito José Carlos Aquino Lemes, Mauro Benante, da Harmonia Instrumentos Musicais, de Campo Grande, pastores, entre outras presenças.
        O prefeito Gilberto Garcia fez a abertura oficial o evento, desejando a toda população uma ótima festa.
        A primeira banda a se apresentar foi a Banda Down Rítmica Juliano Varela, de Campo Grande, formada por 25 integrantes, que empolgaram os presentes. A banda é comandada pelo maestro Marcelo Peres, que fez questão de parabenizar o prefeito Gilberto Garcia pela realização do festival, bem como de homenagear a primeira-dama Joana D’Arc. A Fanfarra da Guarda Mirim de Mariluz, do Estado do Paraná, fez a segunda apresentação com a banda de percussão com liras, e o instrutor Edilson Xavier Marcelino recebeu o troféu de participação.
         De Presidente Epitácio, São Paulo, a Fanfarra da Escola Estadual Marina Amarante Ribeiro Vasques Sanches já chegou empolgando o público com a sua apresentação, com clássicos, como a música Beautiful Girl, e sucessos do NX Zero (Razões e Emoções), Gustavo Lima (Balada Boa), encerrando a apresentação com Mamonas Assassinas (Pelados em Santos). A fanfarra, regida pelo maestro Odair José, apresentou-se em Nova Andradina com 45 integrantes, e o maestro fez questão de agradecer a toda equipe de organização do festival, afirmando que “o festival de Nova Andradina já é uma data fixa em nossa agenda, pela qualidade do evento”.
        A Banda Juquinha Rodrigues, de Presidente Venceslau, São Paulo, agitou o público com os sucessos da música sertaneja. Ao receber o troféu de participação, o maestro Claudiney Pereira fez questão de agradecer e parabenizar a realização do festival, que a cada ano vem melhorando e reunindo grandes bandas e fanfarras do País. A Banda Juquinha Rodrigues encerrou sua apresentação tocando “Parabéns” para Nova Andradina.
        Ainda foi realizada a apresentação da Fanfarra Municipal de Rondon/PR, com 65 integrantes, comandada pelo maestro João Paulo Dorne Calabrezi, que enalteceu o festival, afirmando que “é um dos maiores e melhores País, com certeza”.
        Após as apresentações, foi exibido o primeiro vídeo selecionado do 1º Concurso de Vídeo Estudantil, produzido pela Escola Municipal Arco Íris.

As apresentações do 5º Festival de Bandas e Fanfarras, sem dúvida, são sempre bastante elogiadas pelo público que prestigia o festival, mas neste ano, as bandas deram um show no quesito apresentação, mas principalmente, na determinação e o amor à música. Mesmo com mau tempo, e em alguns momentos, chuvas, todas estão realizando belas apresentações, consolidando esta grande festa que Nova Andradina realiza para comemorar o aniversário de instalação do município.
        O público, também fiel, continua presente, e a festa segue. O prefeito Gilberto Garcia fez um agradecimento especial ao público e às bandas e fanfarras participantes, que estão dando o seu melhor e dando continuidade ao festival.
        Dando prosseguimento às apresentações, a Corporação Marcial Instituto Mirim, de Campo Grande, com 46 integrantes, comandada pelo maestro Marcelo Peres, que executou o Hino Nacional na abertura do festival, a Banda Marcial Antônio Zocante, de Presidente Epitácio/SP, comandada pelo maestro Odair José, a Banda Marcial de Adamantina/SP, com 90 integrantes, comandada pelo maestro Valter Negrini, Banda Marcial Amando de Oliveira, de Campo Grande, com 46 integrantes, com o maestro Waldomiro Siqueira de Jesus, todas mostrando as canções de grande sucesso, com inovações nas suas apresentações, agradando o público presente, que veio para conferir o que há de melhor no País.

A Banda Marcial Municipal Getúlio Vargas encerrou a noite do 5º Festival de Bandas e Fanfarras de Nova Andradina. A festa, em comemoração aos 53 anos de instalação do município de Nova Andradina, reuniu neste ano 21 bandas e fanfarras dos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.
        Criada em julho de 1983, a Banda Municipal Getúlio Vargas é um programa da Prefeitura de Nova Andradina, gerenciado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias), e conta atualmente com 120 integrantes, crianças e adolescentes oriundos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Projovem, e da comunidade.
        No projeto, as crianças e adolescentes recebem atividades socioeducativas, instrução musical teórica e prática, atividades esportivas, de lazer, excursões, além de alimentação balanceada.
        Reativada em 2001, a Banda Marcial Municipal Getúlio Vargas, que tinha dois prêmios conquistados, nesta etapa conquistou 91 troféus, sendo um grande orgulho para o município de Nova Andradina. Como em todos os anos, a Getúlio Vargas empolgou com a sua apresentação, e o maestro Edson Dias Pinheiro fez questão de falar seu orgulho e de todos os nova-andradinenses em mais um ano recepcionar e participar do Festival de Bandas e Fanfarras.
        Ainda se apresentaram durante a noite, as bandas de Lucélia/SP, com 80 integrantes, a Musical João Milane, de Presidente Bernardes/SP, com 80 integrantes, apresentando as Marchinhas de Carnaval, vestidos à caráter, a Banda Marcial Municipal Santa Maria, da cidade de Selvíria/MS, com 50 componentes, a Banda Musical Ambrósio Lemes, de Bataguassu, com 80 integrantes, Banda de Percussão de Nova Alvorada do Sul/MS, com 40 integrantes, a Banda Musical Tancredo de Almeida Neves, de Cassilândia, com 65 integrantes, a Banda Marcial Cristo Redentor, de Três Lagoas, com 100 integrantes, a Banda Musical Municipal Professor Ezequiel Balbino, de Anaurilândia, com 40 integrantes, a Banda Municipal de Nova Alvorada do Sul, com 80 integrantes, que emocionou os presentes, bem como o maestro Denílson Divino de Freitas, quando tocou a música Someone Like You, da cantora Adele, a Banda Marcial José Chambó Ruiz, de Batayporã, com 80 integrantes, e a Banda de Percussão Coreografada Sênior Águia de Fogo, de Corumbá, com 50 integrantes, que mais uma vez conquistou Nova Andradina com sua animação contagiante, e neste ano, homenageou a cidade, com um bolo de parabéns.
        Também foi entregue a premiação do 1º Concurso de Vídeo Estudantil. Em 1º lugar, a Escola Municipal Pingo de Gente, que recebeu uma filmadora semi-profissional pelo vídeo “Cidade Menina orgulho de nossa gente”, em 2º lugar, a Escola Municipal Ministro Marcos Freire, que foi premiada com uma câmera fotográfica digital pelo vídeo “Cidade Sorriso – orgulho sul-mato-grossense”, e em 3º lugar a Escola Municipal Arco Íris que recebeu um aparelho de Dvd, pelo vídeo Hino de Nova Andradina.

        BandaNews esteve presente neste maravilhoso evento, com certeza o melhor do estado de Mato Grosso do Sul. Apesar do frio e da chuva fina que caía sob a cidade de Nova Andradina, as bandas e fanfarras se apresentaram muito bem. Apresentaram lá bandas e fanfarras dos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul e podemos constatar um verdadeiro show de música instrumental! Abaixo disponibilizamos os links de acesso as fotos publicadas no site e no facebook.

 

Clique aqui para ver as fotos!

 

Escrito por: Bete Lopes e Bruno Vaz