EMUFPA ABRIRÁ INSCRIÇÕES PARA O PROJETO "REGENTES DE BANDAS E FANFARRAS ESCOLARES"

11/03/2012 17:59

EMUFPA abrirá inscrições para o projeto “Regentes de bandas e fanfarras escolares”

 

A Escola de música da Universidade Federal do Pará informa que abrirá inscrições para o Projeto de extensão: Regente de bandas e fanfarras escolares, através de edital, entre o final de março e início de abril de 2012.
O projeto coordenado pelo Professor Jacob Cantão, que até ano passado se resumia a uma oficina livre, ganha status de “projeto de extensão” e terá acompanhamento da Pró-Reitora de Extensão da UFPA, do Instituto de Ciências da Arte e da Escola de Música. Tudo caminha para um futuro reconhecimento do projeto como “curso técnico”, que sem dúvida seria um grande passo na luta pela valorização da comunidade musical estudantil no estado.
O projeto de Extensão: regente de bandas escolares e fanfarras terá a duração de 2 semestres. Uma aula por semana (nas quintas, sempre as 17:30h). O edital será divulgado no site da Escola de Musica da UFPA (
www.emufpa.ufpa.br).
Um aspecto importante do projeto é sua ótica sobre os regentes não apenas como condutores musicais e sim coordenadores de sua banda ou fanfarra. Deste modo, noções sobre o papel do mor e até mesmo do corpo coreográfico são lembrados na formação.
“Vamos fazer uma seleção para verificar o grau de conhecimento musical, principalmente de leitura e percepção. A princípio não queremos descartar ninguém. Quem não tiver conhecimento musical terá de fazer uma oficina de iniciação à linguagem musical. O que vai pesar é a experiência que o candidato tem com bandas e fanfarras” diz o Professor Jacob, que é Doutor em Performance Musical e Regente de Banda.
Nós, das bandas e fanfarras, só temos a agradecer a dedicação e seriedade com a qual a EMUFPA está tratando a categoria. A relevância deste projeto sinaliza um imensurável crescimento na qualidade das futuras corporações musicais do Pará e confirma que tudo que fizemos até agora não foi em vão.

 

Fonte: https://linhasdefrentedopara.blogspot.com/