ATIBAIA AGITADA NA 2ª COPA MUNICIPAL DE FANFARRAS. VEJA A REPORTAGEM COMPLETA, FOTOS E VÍDEOS!

26/11/2011 21:10

ATIBAIA AGITADA NA 2ª COPA MUNICIPAL DE FANFARRAS

Fonte: Prefeitura Municipal de Atibaia - SP

No último domingo, dia 20, aconteceu a segunda edição da Copa Municipal de Fanfarras, um concurso de fanfarras mirins da cidade. Alunos de 15 escolas municipais participaram do evento, que aconteceu a partir das 8h, no Campo do Alvinópolis. 

Neste ano, as fanfarras mirins apresentaram músicas e coreografias relacionadas à consciência negra, tema da Copa deste ano e que remete ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

As fanfarras mirins são os embriões do projeto Música e Cidadania. Delas nascem os futuros músicos atibaienses. Atualmente 1.500 jovens têm aula de iniciação musical e de coreografia de linha de frente nas fanfarras das escolas municipais. As escolas participantes do projeto recebem da Prefeitura um kit padrão de material composto por 55 instrumentos: bumbo, caixa, prato, corneta e cornetões. Os monitores são integrantes da Fanfarra Municipal de Atibaia.

Além das apresentações das fanfarras mirins, o público pode acompanhar os espetáculos da Fanfarra Municipal de Atibaia (FAMA), medalha de ouro no ano passado no Mundial da Alemanha, da Faminha A e B, além de duas bandas convidadas: A Católica Drum Corps, de Brasília, e a Brazilian Vanguard, de São Paulo. A abertura foi realizada pela Corporação Musical 24 de Outubro.

O secretário de Cultura e Eventos, Édson Beleza, vê na Copa Municipal de Fanfarras Mirins uma oportunidade para que a população conheça o projeto “Música e Cidadania”. “É uma ótima chance para que as pessoas vejam como ensinamos música nas escolas. As apresentações sintetizam muito bem o projeto”, considera o secretário.

Para a secretária de Educação, Iete Rodrigues Reis, a Copa é importante porque funciona como um estímulo para as crianças, que encontram motivação para os ensaios e atividades do projeto. No entanto, Iete ressalta que, embora seja uma competição, a Copa Municipal de Fanfarras Mirins tem intuito educativo, por isso, todos os participantes recebem premiação. “De acordo com as apresentações, as crianças recebem medalhas de ouro, prata e bronze”, disse a secretária.

Já o maestro e coordenador do projeto Música e Cidadania, Rogério Brito, destaca o crescimento do projeto e o envolvimento dos jovens. “A Copa de Fanfarras Mirins vem para coroar o sucesso do projeto, o trabalho desenvolvido nos últimos anos. A procura pelos jovens cresce a cada dia e isso é reflexo da boa aceitação do ensino musical entre os jovens da cidade”, comentou.

 

CLIQUE AQUI PARA IR AS TRANSMISSÕES GRAVADAS

 

FOTOS DO EVENTO DE ATIBAIA - CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR

 

Escrito por: Bruno Vaz

Fonte: PlanetaBandas