26 À 29/04/11 - II WORKSHOP PARA MÚSICOS MILITARES DA CNBF

26/04/2011 09:00

II WORKSHOP PARA MÚSICOS MILITARES

A Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras ( CNBF) e a Yamaha do Brasil, através do programa Sopro Novo Bandas, em parceria com o Exército Brasileiro, promoverão de 26 a 29 de abril vindouro, nas dependências do 5o BIL ( Batalhão de Infantaria Leve) de Lorena, SP, o II Workshop para Músicos Militares. Participarão do evento os músicos militares das diversas unidades que solicitarem sua inscrição junto ao 5o BIL. As vagas para cada área são limitadas.

As oficinas serão ministradas pelo Prof. Bohumil Med ( Atualização de Teoria Musical e Percepção), Fernando Dissenha ( trompete) , Monica Giardini ( regência) , Erik Heimann Pais ( saxofone), Marcelo de Jesus (Bambam) (trombone) e Araken Bustus (reparos de instrumentos musicais).

PROGRAMA

Dia 26 - 9,00 horas ( auditório do 5o BIL)

Abertura do II Workshop para Músicos Militares

manhã e tarde: Prof. Bohumil Med ( Atualização de Teoria musical e Percepção)

Dia 27 - 9,00 horas ( auditório e sala da Banda de Música)

manhã e tarde: Prof. fernando Dissenha ( trompete) e Maestrina Mônica Giardini ( regência

Dia 28 - 9,00 horas ( auditório, sala da Banda de Música e Sala de Reparos)

manhã e tarde: Prof. Erik Heimann Pais ( saxofone), Marcelo de Jesus Bambam (trombone) e Araken Bustus ( reparos de instrumentos musicais)

Dia 29 - 10,30 horas ( Circulo Militar)

Confraternização dos participantes e entrega de certificados

HISTÓRICO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES


Bohumil Med

O Professor Bohumil Med, tcheco por nascimento, teve sua iniciação musical em banda escolar e posteriormente em banda militar, quando servia o Exército de seu país. Completou sua graduação em música pelo Conservatório de Praga, ainda na antiga Tchecoslováquia.
Foi por influência de seu país de origem, um dos maiores exportadores de músicos clássicos do mundo, que ele começou a tocar violino, aos cinco anos. Aos 13, incentivado por um professor, resolveu se dedicar à trompa. Tanto na Orquestra Sinfônica Brasileira, no Rio de Janeiro, quanto na Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, da qual foi um dos fundadores. Med teve o instrumento como parceiro durante décadas. Desde 1974, o músico lecionou, além de trompa, matérias teóricas e ocupou  o cargo de vice-diretor do Instituto de Artes (IdA).  Sua relação com a Universidade de Brasília (UNB) completou 33 anos em 2006, ano de sua aposentadoria acadêmica. Ao deixar a UNB, foi homenageado por alunos, ex-alunos, todo o corpo docente, colegiado e amigos e recebeu o título de Professor Emérito.  Fora do ambiente acadêmico, Med se destaca por ser proprietário da loja com maior acervo de partituras musicais da América Latina, a MusiMed.
Entre os prêmios e homenagens recebidos pelo professor tcheco, destacam-se a Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes, no grau de comendador, e o Prêmio Jan Masaryk Gratias Agil 2002, concebido pelo governo de seu país natal.
O Professor Bohumil Med é colaborador da CNBF, faz parte do quadro Nacional de Avaliadores e exerce as funções de Consultor da entidade desde 2006.


Mônica Giardini

A Maestrina Monica Giardini é Mestre em Musicologia pela USP, com formação em piano, Bacharel em Violão e Pedagogia Plena, estudou regência orquestral e de banda com os maestros Osvaldo Lupi, Willian Nichols, Roberto Farias, Alceo Bocchino, Joaquim Paulo do Espírito Santo, Fábio Mechetti, Roberto Duarte, Aylton Escobar e Eleazar de Carvalho.

Aperfeiçoou-se nos Festivais de Música de Curitiba, Campos do Jordão e no Festival da Bachakademie, em Sttutgart (1995) com os maestros Peter Gülke e Helmuth Rilling.

Foi aluna e assistente do maestro Juan Serrano na Orquestra Sinfônica Juvenil do Estado de São Paulo e lecionou Artes Musicais na Universidade Mackenzie.

Participou como regente de diversas Conferências e Congressos de Bandas Sinfônicas tais como: 1ª e 2ª Conferências Sul Americana em Tatuí (2002 e 2004); Conferência da WASBE 2005 na Cidade do Cabo – África do Sul; III Congresso Ibero-Americano para Regentes, Compositores e Arranjadores de Bandas Sinfônicas em Córdoba – Argentina (2006) e foi uma das Coordenadoras do I Encontro Latino-Americano para Compositores, Arranjadores e Regentes de Banda Sinfônica no Memorial da América Latina (2007). Recebeu homenagens da Ordem dos Músicos do Brasil em 1998; da Secretaria Municipal de Cultura o Troféu Mulher em Sol Maior em 1999 e Prêmio Mulheres no Mercado 2004.

Foi regente da Banda Marcial Municipal de Arujá, São Paulo, professora do Núcleo de Música do SENAC, assistente de direção artística da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo; lecionou Prática de Orquestra na Universidade Livre de Música e ministrou cursos de Regência, Prática de Ensaios de Orquestra e de Banda pelo Projeto Guri, Pró-Banda e FUNARTE.
Atuou como regente e ministrou cursos de Prática de Banda Sinfônica e Regência nos Festivais: Festival Internacional de Mulheres Compositoras (1995); 1º Festival de Música Corn Products Brasil em Mogi Guaçu (2004); Festival das Montanhas em Poços de Caldas (de 2004 a 2008); Antonina (1998 e 2007) e Londrina (2004 e 2008). Atualmente é regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo desde 1992, trabalho que foi a base de sua dissertação de mestrado sob o tema: “A Banda Sinfônica Juvenil do Estado de São Paulo: organização, trajetória e importância na formação de instrumentistas de sopro e percussão”.Doutorado em andamento com o título do Projeto de Pesquisa: A Brasilidade na Obra de E. Villani-Côrtes –Sinfonia nº 1 para Orquestra de Sopros. Gravações realizadas frente a BSJESP: CD - Os mitos e lendas do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda de Rick Wakeman (2001) selos: Allegretto (Brasil) e Voiceprint (Inglaterra); DVD - Paulistana “Retratos de Uma Cidade” deBilly Blanco (2004).

Fernando Dissenha

Fernando Dissenha é paranaense de São José dos Pinhais. Desde 1997 é trompete-solo da Osesp. Com essa orquestra realizou turnês pelo Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa. Dissenha é Mestre pela Juilliard School de Nova York, e já ministrou cursos e master classes em diversas capitais do Brasil e na Universidade de Maryland.

Atualmente é professor na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e na Faculdade Cantareira, em São Paulo.

O CD Carambola - primeiro trabalho solo de Dissenha com o pianista Carlos Assis - foi descrito no International Trumpet Guild como “um disco maravilhoso”.

Dissenha pode também ser ouvido em diversas gravações da Osesp pelos selos Bis e Biscoito Fino, e no CD Jobim Sinfônico, disco que recebeu o Grammy Latino de 2004 e foi nomeado para o 48º Grammy, na categoria de melhor álbum Crossover Clássico.

Dissenha foi aluno de Pedro Vital, Antônio Aparício Guimarães e Edgar Batista dos Santos . Nos Estados Unidos estudou com Chris Gekker e Mark Gould

Erik Heimann

Diplomado pelo Conservatório de Tatuí - SP, realizou seu aperfeiçoamento com Dale Underwood, solista da U.S. Navy Band, obtendo em 2003, a titulação de Licentiate in Saxophone Performance pelo Trinity College London.

Premiado em vários concursos, vem atuando como solista frente às bandas sinfônicas desde 1997, tendo trabalhado com importantes maestros nacionais e internacionais. Atua como docente em festivais de âmbito internacional, no Projeto Pró-Bandas, e em publicações sobre educação musical.

Esteve presente em importantes conferências sobre bandas sinfônicas na América do Sul e Estados Unidos e foi solista convidado da University of Maryland Saxophone Ensemble sob a regência do renomado Cel. Arnald Gabriel.

É professor do Curso de Saxofone Erudito e Coordenador da Área de Sopros do Conservatório de Tatuí, além de ser um dos organizadores dos Encontros Internacionais de Saxofonistas – Tatuí - Brasil. Gravou 8 CDS integrando a Orquestra de Sopros Brasileira, onde atualmente é primeiro alto/soprano solista e atua como consultor para projetos pedagógicos para a Yamaha Musical do Brasil

Marcelo Bambam

Marcelo Bam Bam é considerado um dos mais habilidosos trombonistas da atualidade. Estudou no Conservatório de Tatuí e contou com uma formação erudita. Ainda assim, o músico já teve diversas incursões pela música popular, tendo trabalhado com artistas como Emilio Santiago e Leila Pinheiro. Também realizou concertos junto à Orquestra Bachiana Filarmônica, comandada pelo pianista João Carlos Martins.

O workshop de trombone do “Sopro Novo Bandas”, comandado por Bam Bam visa esclarecer algumas práticas equivocadas muito comuns entre os estudantes e até mesmo profissionais do instrumento. Bam Bam abordará, entre outros, temas como posicionamento, limpeza, história do instrumento, exercícios para decorar as posições e praticas para desenvolver a sonoridade.