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OUÇA AO VIVO ROTATIVA NO AR ENTREVISTA COM O MAESTRO SILVONEY CESÁRIO

28/12/2010 11:54

Hoje no Programa "Rotativa no Ar" da Rádio Patriarca o Maestro Silvoney Cesário da Banda Musical Tancredo de Almeida Neves de Cassilândia/MS dará uma longa entrevista, falando sobre os trabalhos da banda em 2010 e os problemas que enfrenta a banda e também os planos que tem para 2011. Não percam, é amanhã, às 11:00 local na Rádio Patriarca.

Clique na imagem e ouça a Rádio Ao Vivo.

    

LANÇADO EDITAL DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ-SP

28/12/2010 08:28

COMUNICADO DE ABERTURA

A Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí comunica a abertura do Processo Seletivo de alunos do Conservatório de Tatuí para o 1° semestre letivo de 2011, de acordo com as regras constantes de seu Regimento Interno bem como mediante as condições abaixo estabelecidas:

 

1. Vagas
1.1. Ao todo, são abertas 703 (setecentos e três) vagas, assim distribuídas:

 

Área
 Curso
 Vagas COM conhecimento musical/cênico
 Vagas SEM conhecimento musical/cênico
 
Cordas
 Violino
 21
 11
 
Viola
 11
 15
 
Violoncelo
 3
 2
 
Contrabaixo
 9
 5
 
Sopros - Madeiras
 Flauta Transversal
 8
 4
 
Oboé
 4
 3
 
Clarinete
 14
 8
 
Fagote
 4
 6
 
Saxofone
 15
 10
 
Sopros - Metais
 Trompa
 14
 3
 
Trompete
 12
 3
 
Trombone
 15
 3
 
Bombardino
 1
 1
 
Tuba
 4
 2
 
Percussão
 Percussão
 14
 5
 
Regência
 Banda Sinfônica
 5
 ---
 
Coral
 10
 ---
 
Piano
 Piano
 13
 6
 
Canto
 Canto lírico
 18
 4
 
Performance Histórica
 Flauta Doce
 6
 4
 
Cravo
 6
 2
 
Violão
 Violão
 1
 4
 
Música Popular
 Baixo elétrico
 5
 ---
 
Violão
 1
 ---
 
Guitarra
 10
 ---
 
Piano
 5
 ---
 
Canto
 4
 ---
 
Flauta Transversal
 1
 ---
 
Saxofone
 20
 ---
 
Clarinete
 2
 ---
 
Trompete
 6
 ---
 
Trombone
 5
 ---
 
Bateria
 5
 ---
 
Percussão
 4
 ---
 
Educação Musical
 Iniciação Musical – 04 anos
 ---
  48
 
Iniciação Musical – 05 anos
 ---
 36
 
Iniciação Musical – 06 anos
 ---
 15
 
Educação Musical para Educadores
 60
 ---
 
Musicografia Braille
 ---
 2
 
Teatro
 Teatro-Juvenil
 25
 ---
 
Teatro-Adulto
 25
 ---
 
Oficina de Maquiagem
 ---
 20
 
Oficina de Iluminação
 ---
 20
 
Oficina de Teatro de Rua
 ---
 20
 
Oficina de Cenografia
 ---
 20
 
Teatro para Educadores
 ---
 25
 
Pólo de São José do Rio Pardo
 Violino
 2
 1
 
Viola
 2
 1
 
Violoncelo
 1
 ---
 
Contrabaixo
 2
 1
 
Flauta Transversal
 1
 ---
 
Clarineta
 2
 2
 
Saxofone
 1
 ---
 
Trompete
 1
 1
 
Trombone
 1
 1
 
Trompa
 2
 2
 
Bombardino
 1
 ---
 
Tuba
 1
 ---
 
Piano
 1
 1
 
Pianista Correpetidor
 2
 ---
 

 

(OBS: A definição da quantidade de vagas a serem abertas está condicionada à quantidade de vagas remanescentes ao final do ano letivo de 2010).

 

2. Inscrições

 

 

 


2.1. As inscrições serão realizadas no período de 10 a 14 de janeiro de 2011, na secretaria escolar da AACT, situada na Rua São Bento, 412, Centro, Tatuí – SP, somente de segunda a sexta e nos seguintes horários: das 08h às 11h e das 14h às 17h.
2.2. Documentos para a inscrição: RG, comprovante de endereço com CEP (cópias simples) e pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 40,00 (quarenta reais) no ato da inscrição.
2.3. As inscrições para os cursos oferecidos no Pólo de São José do Rio Pardo, somente poderão ser feitas no próprio Pólo, informações (19) 3608-3855.


3. Seleção
3.1. Instruções para os candidatos ao CDMCC – 2011


- O candidato poderá apenas se inscrever para um curso, exceção feita aos candidatos que pretenderem fazer Educação Musical para Educadores, Regência, além de um curso de instrumento/voz.
- Para o ingresso ao CDMCC o candidato se submeterá a duas fases consideradas eliminatórias; a primeira fase será comum a todos os candidatos, ou seja, para aqueles com e sem conhecimento. Esta etapa consistirá de um teste auditivo para a verificação da capacidade de percepção musical sem exigir conhecimento prévio de teoria musical.
- O teste será aplicado de acordo com a faixa etária: de 07 a 09 anos, de 10 a 12, de 13 a 15, 16 a 17 e 18 anos em diante.
- Os candidatos aos cursos de instrumento, canto, regência e teatro tem de ser alfabetizados.
- Candidatos estrangeiros: Os candidatos estrangeiros de língua que não a portuguesa, deverão ser submetidos a uma prova de português, como parte do processo de seleção, além disso a situação legal deve estar em ordem e também apresentar para a escola o seu visto de estudante.
- Para a realização do teste será preciso que o candidato traga apenas caneta azul. A avaliação não poderá ser preenchida a lápis.
- O resultado será divulgado no site do CDMCC a partir do dia 21 de janeiro de 2011 e disponibilizado em listas nos murais do próprio Conservatório.
- Quem for aprovado nesta primeira fase, passará para a segunda, que será composta de uma entrevista (para aqueles que não têm conhecimento musical) e uma Avaliação de Performance tocando o instrumento escolhido pelo candidato, ou cantando, caso ele tenha optado pelo curso de canto. Junto a esta avaliação o candidato também será submetido a uma entrevista.
- Os dias para a realização da segunda fase serão divulgados no site do CDMCC em janeiro de 2011.

 

3.2. Tabela de horários dos testes auditivos – Teatro Procópio Ferreira

 

Datas
 18/01/2011
 19/01/2011
 20/01/2011
 21/01/2011
 
Horários
  
08h30
 7 – 9
 7 – 9
 10 – 12
 13 – 15
 
10h30
 7 – 9
 7 – 9
 10 – 12
 13 – 15
 
14h30
 10 – 12
 10 – 12
 7 – 9
 13 – 15
 
16h30
 16 - 17
 16 – 17
 7 – 9
 13 – 15
 
18h30
 18 ou mais
 18 ou mais
 18 ou mais
 16 - 17
 

 

3.3. Informações sobre as avaliações de Performance:

 

Curso
 Idade mínima
 Forma de Avaliação
 
Piano
 08 anos
Candidatos SEM conhecimento musical, serão aceitos até a idade de 10 anos.
 Para candidatos sem conhecimento musical: Entrevista.*
Para os candidatos com conhecimento musical:
7 a 10 anos: Uma peça de livre escolha.
11 a 13 anos: J. S. Bach (um número do livro de Anna Magdalena Bach), uma peça de livre escolha e  leitura à primeira vista.
14 a 16 anos: J. S. Bach (uma Invenção a duas vozes), uma peça de livre escolha e leitura à primeira vista.
17 a 19 anos: J. S. Bach (uma Sinfonia – Invenção a três vozes), uma peça de livre escolha e leitura à primeira vista.
20 a 24 anos: J. S. Bach (um Prelúdio e Fuga ou Invenção a três vozes), uma peça de livre escolha e leitura à primeira vista.
25 anos em diante: J. S. Bach (uma Suíte Inglesa, Partita ou Toccata), uma peça de livre escolha e leitura à primeira vista.
 
Curso
 Idade mínima
 Forma de Avaliação
 
Cravo
 12 anos
 Para candidatos sem conhecimento musical: Entrevista.*
Para candidatos com conhecimento musical: Uma peça de livre escolha e leitura à primeira vista.
 
Flauta doce
 09 anos
 Para candidatos com conhecimento musical: Uma peça de livre escolha e leitura à primeira vista.
Para candidatos sem conhecimento musical: 09 a 13 anos: Entrevista com banca formada por professores do curso/área.
 
Curso
 Idade mínima
 Forma de Avaliação
 
Flauta Transversal
 09 anos
Candidatos SEM conhecimento musical, serão aceitos até a idade de 12 anos.
 Para candidatos sem conhecimento musical: Entrevista.*
Para candidatos com conhecimento musical:
09 a 12 anos: De Taffanel e Gaubert – exercício nº 45 e leitura à primeira vista.
13 a 16 anos: De Osvaldo Lacerda – “Poemeto” e leitura à primeira vista.
A partir de 17 anos: De A. Vivaldi – Concerto nº 4 e leitura à primeira vista.
 
Oboé
 09 anos
 Para candidatos sem conhecimento musical: Entrevista.*
Para candidatos com conhecimento musical:
09 a 14 anos: Escalas maiores, uma oitava, Dó, Fá e Sol, de Jan Sweelinck – Variação nº 1 (Time Pieces for Oboé, volume 1) e leitura à primeira vista.
15 a 17 anos: Escalas maiores (duas oitavas) – Mib, Mi, Lab.
De P. Tchaikovsky: Chant Sans Paroles e leitura à primeira vista.
A partir de 18 anos: Escalas maiores (duas oitavas) Solb, Réb e Fa# e de Telemann – Concerto em Fá maior (três movimentos) e leitura à primeira vista.
 
Fagote
 12 anos
 Para candidatos sem conhecimento musical: Entrevista.*
Para candidatos com conhecimento musical: Uma peça de livre escolha e leitura à primeira vista.
 
Clarinete
 10 anos
Candidatos SEM conhecimento musical, serão aceitos até a idade de 12 anos.
 Para candidatos sem conhecimento musical: Entrevista.*
Para candidatos com conhecimento musical:
10 a 16 anos: Peça Spiritual – Deep River e leitura à primeira vista.
17 a 25 anos: De Marcel Boucard – Bluette e leitura à primeira vista.
A partir de 26 anos: De Osvaldo Lacerda – Melodia e leitura à primeira vista.
 
Saxofone
 12 anos
Candidatos SEM conhecimento musical, serão aceitos até a idade de 12 anos.
 Para candidatos sem conhecimento musical: Entrevista.*
Para candidatos com conhecimento musical:
12 a 16 anos: De Stephen Foster – Laura Lee e leitura à primeira vista.
17 a 21 anos: Chedeville – La Chicane e leitura à primeira vista.
A partir de 22 anos: Jeanine Ruef – Chanson et Passepied e leitura à primeira vista.
 
Trompa
 09 anos
 Para candidatos sem conhecimento musical: aplicação de teste envolvendo percepção rítmica e percepção melódica.*
Para candidatos com conhecimento musical: Leitura à primeira vista e uma peça de livre escolha (preferencialmente de repertório ou estudo melódico).
 
Trompete
 09 anos
Candidatos SEM conhecimento musical, serão aceitos até a idade de 12 anos.
 Para candidatos sem conhecimento musical: aplicação de teste envolvendo percepção rítmica e percepção melódica.*
Para candidatos com conhecimento musical:
De 9 a 14 anos: D. Kabalevsky, Little Dance e leitura à primeira vista.
De 15 a 17 anos: W. A. Mozart, Menuetto, Trio e leitura à primeira vista.
De 18 a 20 anos: R. Voisin, Estudo n°7 e leitura à primeira vista.
A partir de 21 anos: J. B. Arban, Estudo Característico n°1 e leitura à primeira vista.
 
Trombone
 13 anos
Candidatos SEM conhecimento musical, serão aceitos até a idade de 10 anos.
 Para candidatos sem conhecimento musical: aplicação de teste envolvendo percepção rítmica e percepção melódica.*
Para candidatos com conhecimento musical:
De 13 a 18 anos: US. Spiritual, Roll Jordan Roll e leitura à primeira vista.
De 19 a 24 anos: James Cornow, Fantasy e leitura à primeira vista.
A partir de 25 anos: Camille Saint-Saens, Cavatine e leitura à primeira vista.
 
Bombardino
 12 anos
 Para candidatos sem conhecimento musical: aplicação de teste envolvendo percepção rítmica e percepção melódica.*
Para candidatos com conhecimento musical: Leitura à primeira vista e uma peça de livre escolha (preferencialmente de repertório ou estudo melódico).
 
Tuba
 12 anos
Candidatos SEM conhecimento musical, serão aceitos até a idade de 12 anos.
 Para candidatos sem conhecimento musical: aplicação de teste envolvendo percepção rítmica e percepção melódica.*
Para candidatos com conhecimento musical:
De 12 a 17 anos: W. A. Mozart, The Isis and Osíris e leitura à primeira vista.
De 18 a 24 anos: R. Fink (método), Estudo n°8 e leitura à primeira vista.
A partir de 25 anos: M. Bordogni “43 B.C. Estudies” n°1 e leitura à primeira vista.
 

 

* para a realização do teste sem conhecimento musical o candidato não deverá possuir nenhum conhecimento sobre o instrumento.

 

Curso
 Idade mínima
 Forma de Avaliação
 
Violino
 07 anos
Candidatos SEM conhecimento musical, serão aceitos até a idade de 12 anos.
 Para candidatos sem conhecimento musical:
Será aplicado um teste simples de percepção auditiva, além de uma entrevista com banca formada por professores do curso/área.
Para candidatos com conhecimento musical:
Será aplicado um teste prático.
7 a 11 anos: Uma peça de livre escolha.
12 a 14 anos: Um estudo de primeira a terceira posição e uma peça de livre escolha.
15 a 18 anos: Escalas de três oitavas maiores, arpejos maiores e menores de três oitavas e uma peça abrangendo mudanças de posições de livre escolha.
19 a 21 anos: Escalas maiores e menores melódicas de três oitavas, arpejos maiores e menores simples de três oitavas e um estudo do Kreutzer de livre escolha. Uma peça de livre escolha.
A partir de 22 anos: Estudo nº 7 ou 10 do Kreutzer (na revisão de Sándor), escalas maiores e menores melódicas de três oitavas, arpejos maiores e menores simples de três oitavas e um movimento de livre escolha de um dos concertos de Mozart para violino e orquestra.
 
Viola
 07 anos
Candidatos SEM conhecimento musical, serão aceitos até a idade de 12 anos.
 Para candidatos sem conhecimento musical:
Será aplicado um teste simples de percepção auditiva, além de uma entrevista com banca formada por professores do curso/área.
Para candidatos com conhecimento musical:
7 a 11 anos: Uma peça de livre escolha.
12 a 14 anos: Um estudo de primeira a terceira posição e uma peça de livre escolha.
15 a 18 anos: Escalas de três oitavas maiores, arpejos maiores e menores de três oitavas, Concerto de Telemann – 1º e 2º movimentos.
19 a 21 anos: Escalas maiores e menores melódicas de três oitavas, arpejos maiores e menores simples de três oitavas e um estudo de Kreutzer de livre escolha. Uma peça de livre escolha.
A partir de 22 anos: Estudo de Kreutzer nº 7 ou nº 10 (revisão de Sándor), escalas maiores e menores melódicas de três oitavas, arpejos maiores e menores simples de três oitavas e a peça de J. S. Bach – Suíte nº 2 – Prelúdio.
 
Violoncelo
 07 anos
Candidatos SEM conhecimento musical, serão aceitos até a idade de 12 anos.
 Para candidatos sem conhecimento musical:
Será aplicado um teste simples de percepção auditiva, além de uma entrevista com banca formada por professores do curso/área.
Para candidatos com conhecimento musical:
07 a 11 anos: Uma peça de livre escolha.
12 a 14 anos: Um estudo que seja abordado mudanças de posições e uma peça de livre escolha.
15 a 18 anos: Estudo nº 10 de Bruckner, escalas maiores e menores melódicas de duas oitavas, arpejos maiores e menores de duas oitavas e um movimento da Sonata em dó maior op. 40 nº 1 de J. B. Bréval.
19 a 21 anos: Escalas maiores e menores melódicas de duas oitavas, arpejos maiores e menores simples de três oitavas e a peça Tarantella de Squire.
A partir de 22 anos: Escalas maiores e menores melódicas de três oitavas, arpejos maiores e menores simples de três oitavas e Concertino em dó maior op. 7 de J. Klengel.
 
Contrabaixo
 10 anos
Candidatos SEM conhecimento musical, serão aceitos até a idade de 12 anos.
 Para candidatos sem conhecimento musical:
Será aplicado um teste simples de percepção auditiva, além de uma entrevista com banca formada por professores do curso/área.
Para candidatos com conhecimento musical: 10 a 15 anos: Uma peça de livre escolha.
16 a 18 anos: Escalas maiores e menores, arpejos maiores e menores de duas oitavas e de E. Mahle das 10 melodias da Cecília, escolher uma das 7 peças fáceis com ritmos brasileiros.
19 a 21 anos: Escalas maiores e arpejos maiores e menores de duas oitavas e a Sonatina em sol menor de L. V. Beethoven.
A partir de 22 anos: Escalas maiores, arpejos maiores e menores de três oitavas, estudo nº 01 do Kreutzer e de Dragonetti – Andante e Rondó.
 

 
Curso
 Idade mínima
 Forma de Avaliação
 
Teatro
 12 anos – Juvenil, completados até o dia 30 de abril do ano corrente.
16 anos – Adulto, completados até o dia 30 de abril do ano corrente.
 Teste envolvendo leitura, escrita, expressão corporal/vocal e interpretação. O teste é aplicado em três etapas: 01) teste escrito (questões sobre entendimento de texto); 02) leitura a primeira vista; 03) exercícios teatrais.
 
Oficinas: Iluminação, Maquiagem, Cenografia, Teatro de Rua e Teatro para Educadores
 16 anos - completados até o dia 30 de abril do ano corrente.
 Todos os candidatos serão submetidos a uma análise curricular.
 
Curso
 Idade mínima
 Forma de Avaliação
 
Percussão Sinfônica
 12 anos
Candidatos SEM conhecimento musical, serão aceitos até a idade de 15 anos.
 Para candidatos sem conhecimento musical: Teste de percepção rítmica, melódica e coordenação motora.
Para candidatos com conhecimento musical, todos terão leitura á

 

primeira vista:
12 à 15 anos: Breve currículo, teste com duas peças de confronto: Lição n°11 de caixa-clara, de T. Mcmilliam; Yankee Doodle para teclados, de J. Blades.
16 a 19 anos: Breve currículo, teste com duas peças de confronto: Lição nº 13 de caixa-clara, de T. Mcmilliam (rulo aberto), Ring the Bells para teclados de J. Blades.
A partir de 20 anos: Breve currículo, teste com duas peças de confronto: Estudo para caixa-clara (pág. 20) de G. Whaley, Irish Washerwoman para teclados de J. Blades.
 
Regência Banda Sinfônica e Coral
 18 anos
 Entrevista e teste teórico de musica, por exemplo: Teoria Musical, Leitura Musical, Harmonia e História da Música.
 
Violão Clássico
 09 a 12 anos
Candidatos SEM conhecimento musical.
 Para candidatos sem conhecimento musical:
Entrevista com banca formada por professores do curso/área.
 
Violão Clássico
 A partir de 13 anos
Candidatos COM conhecimento musical.
 Candidatos com conhecimento musical:
13 a 15 anos: Estudo em lá menor – D. Aguado (do Método Completo de Guitarra de Dionísio Aguado). Leitura à primeira vista.
16 a 17 anos: Lágrima – F. Tarrega. Leitura à primeira vista.
A partir de 18 anos: Capricho (op. 13 nº 3) – J. G. Mertz. Leitura à primeira vista.
 
Canto Lírico
 16 anos
 Para candidatos com conhecimento musical: Pequeno aquecimento vocal, verificação de tessitura, lição nº 01 do Vacaj e entrevista.
Para candidatos sem conhecimento musical: Pequeno aquecimento vocal, verificação de tessitura, uma peça de livre escolha, leitura à primeira vista e entrevista.
 
Curso
 Idade mínima
 Forma de Avaliação
 
MPB/Jazz (todos os cursos da área)
 18 anos (Canto)

14 anos (para os demais cursos)
 Serão selecionados alunos para os seguintes instrumentos: baixo elétrico, bateria, canto, guitarra, piano, percussão, flauta, saxofone, trompete, trombone e violão.
O candidato deverá executar uma peça do repertório da musica popular brasileira ou do jazz de livre escolha, uma leitura a primeira vista e uma peça de confronto que serão entregues aos candidatos no ato da inscrição. As peças de confronto serão: bateria: Lesson 13 de Thomaz

 

Mcmillan e Estudo rítmico do livro Afro-Cuban Grooves for bass and Drums de Lincoln Goines; canto: Ponta de Areia (Milton Nascimento/Fernando Brant) que deverá ser executada à capella e Tive Sim (Cartola) que deverá ser executada com acompanhante ; para os outros instrumentos: Green Dolphin ST. de Kaper/Washington.
Durante as provas o professor poderá solicitar, no caso de instrumentos harmônicos, melódicos e canto, alguns exercícios técnicos como: escalas, modos, arpejos e montagens de acordes, no caso de instrumentos percussivos, o professor poderá solicitar a execução de diversos ritmos da musica brasileira, do jazz e latinos.
Só serão aceitos alunos com conhecimento musical e idade mínima de 18 anos para canto e 14 anos para os demais instrumentos. A nota mínima para aprovação será 7.0.
Os candidatos ao curso de canto deverão ter um conhecimento básico de teoria, assim durante o horário das provas serão realizados testes eliminatórios de teoria.
O candidato deve estar ciente de que suas aulas poderão ser marcadas em dois ou mais dias da semana e que o mesmo deverá se adaptar aos horários oferecidos pela escola.
Os alunos que tem a intenção de trocar de curso (Ex: de teclado para piano) deverão prestar a prova para novos alunos e no caso de serem aprovados será realizada uma transferência de matrículas.
O canditado deverá trazer o acompanhante.
propriedades do som; relatividade de alturas e durações; princípios de notação musical tradicional; claves, figuras; tom e semitom; bemol, sustenido e bequadro; fórmula de compasso simples; unidade de tempo e de compasso simples; ditados rítmico-melódicos em âmbito de 5° e com uso de semibreve, mínima, semínima e colcheias; conceito de intervalo (maiores, menores e justos até 8°); princípios de escala maior e menor (antiga); fórmula de compasso composto; unidade de tempo e de compasso composto; ditados rítmico-melódicos em âmbito de 8° (incorporar semicolcheia e fórmulas compostas); ditado de intervalos e de escalas; regras de notação musical; dinâmica; conceito de andamento e termos musicais;
 
Curso
 Idade mínima
 Forma de Avaliação
 
Iniciação Musical
 04 a 06 anos – completados até o dia 30/04 do ano em referência, além de seguir as demais regras determinadas pelo respectico Comunicado de Abertura.
 Os interessados deverão efetuar inscrição no período de 10 a 15/01/2011. As vagas serão preenchidas mediante sorteio aberto ao público. O sorteio realizar-se-á em dia estabelecido pela AACT no Anexo VII do Conservatório de Tatuí, na seguinte conformidade: para candidatos com 04 anos de idade às 14h00; para candidatos com 05 anos de idade às 15h00; para candidatos com 06 anos de idade às 16h00.
 
Educação Musical para Educadores
 Os candidatos deverão ter o segundo grau completo.
 Avaliação de dados curriculares e demais informações requeridas em formulário próprio e testes de música.
 

 
PÓLO AVANÇADO DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO
Curso
 Idade mínima
 Forma de Avaliação
 
Flauta transversal, Trompa, Trompete, Saxofone, Clarineta, Trombone, Bombardino
 09 anos
Candidatos SEM conhecimento musical, serão aceitos até a idade de 10 anos.
 Para candidato com conhecimento musical: leitura à primeira vista e uma peça de livre escolha (preferencialmente de repertório ou estudo melódico).
Para candidatos sem conhecimento musical: aplicação de teste envolvendo percepção rítmica e percepção melódica.*
 
Violino, Viola e Violoncelo
 07 anos
Candidatos SEM conhecimento musical, serão aceitos até a idade de 10 anos.
 Para candidato com conhecimento musical: leitura à primeira vista e uma peça de livre escolha.
Para candidatos sem conhecimento musical: aplicação de teste envolvendo percepção rítmica e percepção melódica.*
 
Contrabaixo Acústico
 10 anos
 Para candidato com conhecimento musical: leitura à primeira vista e uma peça de livre escolha.
Para candidatos sem conhecimento musical: aplicação de teste envolvendo percepção rítmica e percepção melódica.*
 
Tuba
 12 anos
Candidatos SEM conhecimento musical, serão aceitos até a idade de 12 anos.
 Para candidato com conhecimento musical: leitura à primeira vista e uma peça de livre escolha (preferencialmente de repertório ou estudo melódico).
Para candidatos sem conhecimento musical: aplicação de teste envolvendo percepção rítmica e percepção melódica.*
 
Piano e Pianista Correpetidor
 08 anos
Candidatos SEM conhecimento musical, serão aceitos até a idade de 10 anos.
 Para candidatos sem conhecimento musical: Entrevista.*
Para os candidatos com conhecimento musical:
7 a 10 anos: Uma peça de livre escolha.
11 a 13 anos: J. S. Bach (um número do livro de Anna Magdalena Bach), uma peça de livre escolha e  leitura à primeira vista.
14 a 16 anos: J. S. Bach (uma Invenção a duas vozes), uma peça de livre escolha e leitura à primeira vista.
17 a 19 anos: J. S. Bach (uma Sinfonia – Invenção a três vozes), uma peça de livre escolha e leitura à primeira vista.
20 a 24 anos: J. S. Bach (um Prelúdio e Fuga ou Invenção a três vozes), uma peça de livre escolha e leitura à primeira vista.
25 anos em diante: J. S. Bach (uma Suíte Inglesa, Partita ou Toccata), uma peça de livre escolha e leitura à primeira vista.
 

* para a realização do teste sem conhecimento musical o candidato não deverá possuir nenhum conhecimento sobre o instrumento.

(OBS: O repertório ainda está sendo definido pela Assessoria Pedagógica da AACT junto aos coordenadores das respectivas áreas).

Os níveis de dificuldade do repertório a ser executado será gradual, de acordo com a idade do candidato.

A Banca Examinadora será composta por 02 (dois) ou mais integrantes do corpo docente da AACT, cada qual no seu respectivo curso.

 

4. Matrículas

4.1. Os candidatos aprovados nos testes práticos serão convocados a efetuarem a matrícula perante a secretaria escolar da AACT, munidos dos seguintes documentos:
a) 1 foto 3x4 (recente);
b) RG
b) CPF (caso possua);
c) Comprovante de residência (contas de consumo: água, luz, telefone, gás, IPTU);
d) e-mail.

 

5. Informações gerais

5.1. Os cursos oferecidos pelo Conservatório de Tatuí são gratuitos.
5.2. Caso a quantidade de candidatos aprovados seja superior à quantidade de vagas disponíveis, os nomes dos excedentes constarão de lista de espera, obedecendo a ordem classificatória da seleção. Os candidatos da lista de espera serão chamados nos casos de evasão de alunos durante o primeiro bimestre do semestre letivo, a critério da Assessoria Pedagógica da AACT.
5.3. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento de todas as divulgações, convocações e avisos referentes a este processo seletivo, sendo que eventuais dúvidas deverão ser encaminhadas exclusivamente por e-mail, no endereço: secretaria@conservatoriodetatui.org.br.
5.4. As disposições constantes deste comunicado poderão sofrer alterações enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em aviso a ser divulgado no sítio da AACT.
5.5. Os casos omissos serão analisados e decididos pela Diretoria da AACT.

 

Tatuí, 16 de dezembro de 2010.

AACT
 

 

Fonte: https://www.conservatoriodetatui.org.br

PRORROGADO EDITAL DO PROCULTURA PARA MÚSICA

28/12/2010 08:18

Prazo para sete editais ProCultura se estende até o dia 10 de janeiro

O Ministério da Cultura prorrogou para até o dia 10 de janeiro o prazo de inscrições em sete editais ProCultura, que terminaria nesta sexta-feira (10 de dezembro). Por meio dos editais, a Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura vai selecionar projetos culturais nas áreas de circo, dança e teatro, artes visuais, música, livro e leitura e diversidade cultural. Os 608 projetos beneficiados receberão o total de R$ 57 milhões do Fundo Nacional de Cultura.

Veja a lista de editais que serão prorrogados

1. Edital ProCultura Prêmio de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro
2. Edital ProCultura para Artes Visuais
3. Edital ProCultura de Apoio a Banda de Música
4. Edital ProCultura Palcos Musicais Permanentes
5. Edital ProCultura de Apoio a Festivais e Mostras
6. Edital ProCultura para Programação Cultural de Livrarias
7. Edital ProCultura Núcleo de Formação Cultural da Juventude Negra

Mais informações: (61) 2024-2082, no Atendimento ao Proponente.

Fonte: https://www.cultura.gov.br/site/2010/12/09/minc-prorroga-inscricao-em-7-editais/

HOJE TEM ENTREVISTA AO VIVO DO MAESTRO NO ROTATIVA NO AR

28/12/2010 08:03

 

Hoje no Programa "Rotativa no Ar" da Rádio Patriarca o Maestro Silvoney Cesário da Banda Musical Tancredo de Almeida Neves de Cassilândia/MS dará uma longa entrevista, falando sobre os trabalhos da banda em 2010 e os problemas que enfrenta a banda e também os planos que tem para 2011. Não percam, é amanhã, às 11:00 local na Rádio Patriarca.

Clique na imagem e ouça a Rádio Ao Vivo.

MAESTRO DARÁ ENTREVISTA NO ROTATIVA AMANHÃ

27/12/2010 16:01

Amanhã dia 28/12 no Programa "Rotativa no Ar" da Rádio Patriarca o Maestro Silvoney Cesário da Banda Musical Tancredo de Almeida Neves de Cassilândia/MS dará uma longa entrevista, falando sobre os trabalhos da banda em 2010 e os problemas que enfrenta a banda e também os planos que tem para 2011. Não percam, é amanhã, às 11:00 local na Rádio Patriarca.

Clique na imagem e ouça a Rádio Ao Vivo.

BAMTAN ESTÁ DE FÉRIAS

27/12/2010 07:56

A banda está de férias e só retornará suas atividades normais em 2011, em breve traremos mais informações sobre as possíveis datas de retorno das atividades.

Feliz 2011 pra todos!!!

ALVORADA DE NATAL FOI CANCELADA PELA CHUVA

27/12/2010 07:53

Devido a chuva que começou às 11:30 (MS) do dia 24/12 e que parou só no meio da madrugada do dia 25/12 a alvorada foi cancelada, muitos músicos ficaram esperando a chuva parar, mais não teve jeito se não o de cancelar a alvorada. Agora a banda entra em período de férias e só volta as suas atividades normais o ano que vem, mais informações sobre as datas de retorno das aulas em ensaios você encontrará aqui no Site da Bamtan.

HOJE TEM ENSAIO ÀS 15:00 (MS)

24/12/2010 15:36

Hoje terá ensaio da Bamtan às 15:00 (MS).

BAMTAN É DESTAQUE NA RETROSPECTIVA REVISTA SUPORTE

24/12/2010 15:30

Revista Suporte, Edição de Dezembro de 2010, Ano N° 3. Veja:Revista Suporte pdf.pdf (528,8 kB)

GOVERNO LANÇA EDITAL DO FIC 2011

24/12/2010 12:36

 

Campo Grande (MS) - O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura (FCMS), publicou no Diário Oficial do Estado (DOEMS) de ontem (20), o Edital de inscrição de projetos culturais para o Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/MS) – 2011.

 

Com a publicação do edital, a FCMS vai contemplar a produção cultural sul-mato-grossense em suas mais diversas manifestações, priorizando a circulação de bens culturais por todas as regiões do Estado, como forma de ampliar o acesso do público e, sobretudo estimular a formação de novas platéias, tomando por referência a Lei nº. 2.726, de 02 de dezembro de 2003, que dispõe sobre as diretrizes da Política de Cultura para o Estado de Mato Grosso do Sul.

 

Segundo Américo Calheiros, presidente da FCMS, o FIC possibilita às pessoas ligadas à arte e à cultura concretizar seus projetos, estimulando essas atividades, fortalecendo, dinamizando e intensificando o calendário cultural de Mato Grosso do Sul.

 

A novidade para o FIC de 2011 é a ampliação de 20% do valor total do investimento: “Com o aumento do recurso será possível para o Estado divulgar, ainda mais, a nossa cultura, valorizando a produção cultural local, independente da área ou segmento”, avalia Edílson Aspet, gerente do FIC.

 

FIC

Nos últimos três anos, o Governo de MS tem investido de forma significativa na ampliação de nossa cultura, trazendo para o Estado recursos provenientes de verbas parlamentares e parcerias com entidades público-privadas que deram resultados expressivos, como os projetos Brasil Canta MS, Eu Faço Cultura e o Interação.

 

Aproximadamente R$ 500.000,00 do FIC foram investidos em publicações de obras literárias, e mais de R$ 890 mil em produtos musicais como CDs, DVDs, shows e aquisição de instrumentos para bandas, fanfarras e orquestras. O cantor e produtor cultural Guga Borba foi um dos contemplados com o FIC para a produção do CD solo Apneia. Sem os R$ 18 mil investidos no pelo Governo no CD, Guga avalia que seria praticamente impossível viabilizar com recursos próprios a realização do projeto. “O mais importante é o apoio que o governo dá não apenas a área musical, mas a todas as formas de artes desenvolvidas em Mato Grosso do Sul,” declara.

 

Com os R$ 3.000.000.00 investidos em projetos oriundos da sociedade civil o Governo realizou 17 produções nas artes cênicas, 18 projetos de pesquisas em folclore, história e patrimônio histórico e investiu cerca de R$ 375 mil em produções audiovisuais, exposições de artes e atividades artesanais.

 

O investimento contemplou diretamente os municípios de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Rio Brilhante, Aquidauana, Ivinhema, Sete Quedas, Amambaí, Ponta Porã, Brasilândia, Caarapó, Corguinho, Maracaju, Coxim, Douradina, Bonito e Três Lagoas.

 

Serviço


O edital, com as normas para envio de projetos para o FIC, encontra-se disponível no site da FCMS: www.fundacaodecultura.ms.gov.br. O Diário oficial de ontem (20) com a publicação na íntegra do Edital está disponível no site do Diário Oficial do Estado (DOE/MS) www.imprensaoficial.ms.gov.br.

 

Mais informações com a gerência do FIC, pelo fone (67) 3316-9320.
 

 

21/12/2010 | Rodrigo Lopes da Costa

Fonte: https://www.fundacaodecultura.ms.gov.br

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